Antes de mais nada, você já pensou o que é marketing? Será que isso pode lhe ajudar no seu consultório?
1 – Analise seu mercado.
Análise o mercado de seus concorrentes, defina o seu cliente/paciente ideal e fortaleça seu diferencial. Veja quais as suas vantagens e desvantagens e as da sua clínica em relação ao concorrente, os aspectos positivos e negativos que que podem comprometer sua vantagem competitiva
2 – Cuide da identidade visual.
Sua clínica precisa de um logotipo, que nada mais é do que um símbolo ou uma tipografia que representem o seu negócio. A singularidade de seu logo estará no estilo tipográfico e na imagem que ele cria junto com seu nome. Por exemplo, se seu foco é em atendimentos de crianças e adolescentes, seu logo poderá estar associado com cores alegres que remetem à entretenimentos/diversão; já se seu foco for em posturologia pode remeter a colunas e corpos alinhados, linhas retas, entre outros símbolos.
3 – Tenha um ambiente confortável.
Do logotipo da sua clínica à escolha do sofá, da tipografia do material impresso às cores das paredes, vários artifícios podem te ajudar a encantar seus pacientes. Pode começar pelo cheiro do consultório, pela maneira que a sua secretária atende o telefone, em como você recebe as pessoas, na atenção que dá para um paciente em recuperação e por aí vai.
4 – Fidelize seu cliente.
Ouça o que seu público tem a dizer, produza um questionário simples e direto assim você pode construir uma ficha com o nome, endereço, telefone e e-mail do paciente que é fundamental para poder fazer ações de marketing. Você também pode manter dados extras nas fichas de cada paciente, como informações sobre a família, o que gosta, o que faz, datas de aniversário e tratamentos já feitos.
Aprenda com o feedback dos seus pacientes.
5 – Faça investimentos.
Crie um site para sua clínica; Invista em divulgação com jornais e revistas locais; anuncie seus serviços nas redes sociais e sites de pesquisa.
Ofereça algo em troca para incentivar o preenchimento dos questionários.
É hora de colocar tudo em prática! Utilize o conhecimento adquirido aqui com inteligência e estratégia para obter o melhor dos resultados. Pesquise algumas referências para seu novo logo, vasculhe pelas redes sociais perfis de profissionais da área, explore o que poderá ser seu novo potencial e mãos à obra.